Trilha para PEDRA DA MAROCA


O FOME DE TRILHA realizou em 12/08/2017 a Trilha para PEDRA DA MAROCA, com Henrique Mendes e mais 6 integrantes. O grupo iniciou a caminhada por volta das 09h00 a partir da estação de metrô Siqueira Campos, rumo a rua Santa Clara, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro (RJ). A trilha para a Pedra da Maroca fica localizada no Parque Natural Municipal da Catacumba, que está inserido em uma enorme Área de Proteção Ambiental (APA), criada em 1992, para proteger os morros dos Cabritos, Sacopã, Saudade e Catacumba. O acesso por esta trilha atravessa também a Comunidade do Morro dos Cabritos, localizada no final da rua Santa Clara, por onde o grupo percorreu, subindo uma grande escadaria e algumas ruas da comunidade até a entrada da trilha.


O trecho inicial do percurso é feito sob o caminho de canaletas por onde escorre água do morro em dias chuvosos e logo após, percorre-se uma trilha razoavelmente definida, em meio a mata fechada. Há um trecho por onde atravessa um grande lajeado íngreme do qual foi preciso atenção ao subí-lo, e em alguns outros trechos, a trilha torna-se mais íngreme com escalaminhadas e logo após, percorre-se alguns degraus de concreto. Por volta das 11h00, o grupo chegou ao lado leste da Pedra da Maroca, onde um mirante verte em direção a Copacabana, Botafogo, Pão de Açúcar, Morro da Urca e baía de Guanabara.


Passado alguns minutos, o grupo seguiu em direção ao lado oeste do morro, percorrendo novamente uma trilha com alguns trechos de escadas de terra batida, e alguns outros bem fechada, com mato cobrindo boa parte e dificultando a caminhada. Minutos após esse percurso, o grupo chega ao lado oeste da Maroca, onde a vista abre-se em direção a Lagoa Rodrigo de Freitas, praia do Leblon, Morro Dois Irmãos, Pedra da Gávea, Cristo Redentor e boa parte do belíssimo maciço do Parque Nacional da Tijuca. Após alguns minutos de fotos e interação, o grupo retorna pelo mesmo caminho de ida, finalizando-a por volta das 13h30 no mesmo ponto de partida.


ATENÇÃO: 

O caminho para se chegar até a trilha atravessa a Comunidade Morro dos Cabritos, onde há grandes possibilidades de encontrar homens armados no caminho. Orientamos que vá sempre em grupo, de preferência, com alguém que conheça o caminho e principalmente a comunidade, para evitarem possíveis transtornos. Procurem também informações com moradores da região sobre a situação da comunidade e também ao batalhão da área (19º BPM - Copacabana) que poderão informar se haverá alguma operação policial na comunidade, e se houver, evitem o local!




Texto: Henrique Mendes (relato) e Ricardo D. Santos (edição)
Fotos: Henrique Mendes

Comentários

  1. Caminhada relax com paradas longas e diversão. Estoura perna nos degraus das canaletas na subida e descida. Muito bom inclusive pela hidratação pós volta.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Gostaria de saber se é possível subir quem tem medo extremo de altura?

    ResponderExcluir
  3. Onde é o início da trilha ?
    É dentro do parque da Catacumba ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Final da rua Santa Clara. Tem que entrar pela comunidade. Leia a reportagem completa. No final ele dá um alerta a respeito disso.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha para PEDRA NEGRA

Trilha para PEDRA DO PONTO