Trilha para PEDRA DO TELEGRAFO


O FOME DE TRILHA realizou em 23/09/2017 a Trilha para PEDRA DO TELÉGRAFO, com Danilo Lennon e mais 6 integrantes. O grupo iniciou a caminhada a partir da orla da praia de Barra de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro (RJ), por volta das 14h30, percorrendo a trilha tradicional até a chegada ao cume da Pedra do Telégrafo por volta das 15h50. A trilha é de nível leve, porém cansativa no início da subida (antes de começar a trilha), é de fácil orientação e de curta distância.


A PEDRA DA BIGORNA (popularmente conhecida como PEDRA DO TELÉGRAFO), localiza-se no alto do Morro de Guaratiba. Possui 354 metros de altura, de onde é possível ter uma visão privilegiada de toda a extensão da serra, além das praias selvagens, da Praia do Grumari e até mesmo da Pedra da Gávea, na linha do horizonte. Antes de chegar a pedra, na subida da trilha uns 300 metros de altitude, é possível também observar a longa costa da Restinga da Marambaia através de um mirante que nos finais de tarde, torna-se bem concorrido de visitantes, para observar o pôr-do-sol.

 
Vale ressaltar que normalmente, os visitantes que vão ao local, costumam parar e observar a paisagem na "falsa" Pedra do Telégrafo, pois o cume verdadeiro da pedra fica a 50 m, em linha reta para o sul, mas é um bloco rochoso de difícil acesso. Historicamente, este local também serviu de base para um destacamento militar de observação de submarinos durante a Segunda Guerra Mundial, daí acredita-se que o nome "Pedra do Telégrafo" tenha se originado a partir daí!

 
O grupo aproveitou o momento para descansar, comer, interagir e claro, tirar muitas fotos, inclusive na famosa "ponta da bigorna" que verte em direção as Praias Selvagens. E por volta das 16h40, o grupo resolveu descer pela mesma trilha de ida, retornando então a Barra de Guaratiba por volta das 17h45, finalizando assim, mais um evento do FOME DE TRILHA!



Texto: Danilo Lennon (relato) e Ricardo D. Santos (edição)
Fotos: Danilo Lennon

Comentários

  1. Essa Trilha é realmente animal! Que visual, né Danilo? :)
    Já fui várias vezes e recomendo muito para quem está de passagem pelo Rio de Janeiro. Fiz o meu relato e registrei lá no blog http://www.deixaeuviajar.com.br/pedra-do-telegrafo

    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha para PEDRA DA MAROCA

Trilha para PEDRA NEGRA

Trilha para PEDRA DO PONTO