Travessia PIABAS x BARRA DE GUARATIBA (via GARGANTA DE ITAPUCA)



















O FOME DE TRILHA realizou em 07/10/2016 a Travessia PIABAS x BARRA DE GUARATIBA (via GARGANTA DE ITAPUCA), com Henrique Mendes e mais 9 integrantes. O grupo iniciou a caminhada a partir do ponto de encontro em frente a estação BRT Pontal (Av das Américas) na localidade de Piabas, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, por volta das 08h30, seguiram pela Estrada do Pontal e após, a Estrada de Grumari até o começo da trilha.


Nos 2 km iniciais, o grupo parou em um belíssimo mirante, em área de residência particular, de onde é possível ter vista privilegiada do Recreio dos Bandeirantes e o Maciço do Parque Nacional da Tijuca ao fundo, com a Pedra da Gávea. A partir daí, o grupo seguiu em trilha de subida, até o ponto de sela, localizada entre o Morro de Piabas e o Morro de Santo Antônio da Bica. Neste ponto, a trilha segue em frente, em direção a praia de Grumari (que também é a continuação da Trilha Transcarioca) e há um outro caminho à direita, separada por um portão de ferro, que segue em direção a Garganta de Itapuca, e foi por este caminho que o grupo seguiu.


A partir daí, a trilha corta densa mata em um caminho estreito e muito fechado pelo mato, margeando o Morro da Faxina e adentrando a Garganta de Itapuca alguns quilômetros mais a frente. Seguindo adiante, o grupo se deparou com uma belíssima gruta, formada por diversas rochas agrupadas de tal maneira, que em seu interior, formava-se um grande salão e uma claraboia fantástica. Mais adiante, havia outra gruta próxima da trilha, e o grupo seguiu descendo todo a garganta. No caminho há muitas bifurcações e é preciso atenção ao percorrer, pois o trecho não possui sinalização e a orientação está ruim por conta do mato alto.


Mais 3 km a frente percorridos, a trilha se abria, tornando mais fácil a orientação e mais adiante, a trilha se transforma em estrada de terra com algumas construções e residências. Neste local, a vista se abria de forma panorâmica, onde era possível avistar Barra de Guaratiba, Restinga de Marambaia e seus mangues, o Morro de Guaratiba com a Pedra do Telégrafo no cume e mais longe, algumas casas da Ilha de Guaratiba e ao movimento de automóveis da estrada Roberto Burle Marx.


E finalmente, por volta das 13h00, o grupo chega em seu percurso final, na saída de um condomínio fechado, parando então às margens da Estrada Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, finalizando assim, mais uma travessia com o FOME DE TRILHA!

Percurso da travessia registrada por GPS:


→ O grupo FOME DE TRILHA já realizou esta mesma travessia no dia 09/10/2016, que incluía a ida a Praia de Grumari, veja relato deste evento:


Texto: Henrique Mendes (relato) e Ricardo D. Santos (edição)
Fotos: Henrique Mendes e Adriana Gadelha


-x-


PRÓXIMOS EVENTOS:

→ 12/10/2017 - MUTIRÃO DE REFLORESTAMENTO: SERRA DA GROTA FUNDA
Em comemoração ao aniversário de Henrique Mendes (fundador e administrador do FOME DE TRILHA), realizaremos um mutirão de reflorestamento e para participação do evento e do churrasco pós-evento, solicitamos 2 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Mais informações: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha para PEDRA DA MAROCA

Trilha para PEDRA NEGRA

Trilha para PEDRA DO PONTO