Travessia PIABAS x BARRA DE GUARATIBA (via GRUMARI / GARGANTA DE ITAPUCA)

O FOME DE TRILHA realizou em 09/10/2016 a Travessia PIABAS x BARRA DE GUARATIBA (via GRUMARI / GARGANTA DE ITAPUCA), com Henrique Mendes. O grupo composto inicialmente por 12 integrantes*, iniciou a caminhada a partir do ponto de encontro em frente a estação BRT Pontal (Av das Américas) na localidade de Piabas, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, seguiram pela Estrada do Pontal e após, a Estrada de Grumari, subindo por trilha a aproximadamente 183 metros onde desceram até a Praia de Grumari, e depois retornaram até a bifurcação para a Garganta de Itapuca, margeando por trilha, o Morro da Faxina, passando por uma gruta na garganta de Itapuca e descendo toda a serra até a saída da trilha em um condomínio fechado (?), já na Estrada Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, terminado com 14 integrantes*. A travessia teve duração de 6h21 minutos, percorrendo 11,69 kms de distância.

Registro da travessia via GPS no Wikiloc:

Avenida das Américas, altura da estação de BRT Pontal,
em Piabas, Recreio dos Bandeirantes

Galera FOME DE TRILHA na entrada da trilha em direção a Grumari

Nos 2 kms iniciais, demos uma rápida parada para observar um belíssimo mirante, em área de residência particular, de onde foi possível ter vista privilegiada para o Recreio dos Bandeirantes e o Maciço do Parque Nacional da Tijuca ao fundo, com a Pedra da Gávea. A partir daí, seguimos em aclive numa trilha bastante acidentada, até chegar ao ponto de sela, localizada entre o Morro de Piabas e o Morro de Santo Antônio da Bica. Antes de chegar no ponto de sela, nosso grupo ganhou mais 2 integrantes que já estavam confirmadas nessa travessia mas que chegaram com atraso, e felizmente alcançaram o grupo neste ponto (parabéns, vocês são guerreiras!!!).

A partir do ponto de sela, a trilha desce em antigo caminho colonial, passando por belíssimas árvores, tendo como destaque uma imensa e chamativa Figueira, localizada nos 4 km de trilha já percorrida. O grupo também observou variadas espécies de plantas e flores ao longo do caminho, até atingir a estrada de terra (Estrada de Grumari), seguindo em direção a nossa primeira parada: a Praia de Grumari.

Recreio dos Bandeirantes, e o maciço do PEPB (à esquerda) e o maciço do PNT (ao fundo em frente),
com a Pedra da Gávea na ponta direita, visto de um mirante de uma propriedade particular

Galera FOME DE TRILHA no mirante

Trilha em direção a Grumari

Percorrendo a Estrada de Grumari

A Praia de Grumari está localizada em meio a uma reserva ambiental (Parque Natural Municipal de Grumari) é composta por extensa faixa de areia dourada e limpas, e suas águas geralmente de cor azul cristalina e ondas fortes, bem propícia para praticas de surf, bodyboard, esportes aquáticos em geral. Em toda sua extensão, a orla é cercada por vegetação de restinga e casuarinas, e no trecho final da praia é possível encontrar uma infra-estrutura que atende seus frequentadores que procuram um local tranquilo para relaxar e curtir.

Praia de Grumari

O grupo permaneceu em uma das barracas localizadas bem no final da orla, quase aos pés da Serra de Grumari, onde todos puderam se interagir e conhecer melhor. Alguns aproveitaram o tempo de descanso para banho, e embora as águas da praia de Grumari geralmente são limpas e cristalinas, neste dia, na parte rasa da praia, foi observada uma coloração vermelho-escuro, composta por milhares de algas marinhas, que nesta época do ano, costumam se espalhar e proliferar por quase toda a orla do Rio de Janeiro por conta do aquecimento das águas do mar nesta região, e embora traga um aspecto "poluído", as algas não oferecem risco a saúde humana.

Galera FOME DE TRILHA na Praia de Grumari

Após 1h30 de descanso e desfrute da bela paisagem da praia de Grumari, o grupo seguiu retornando pelo mesmo caminho percorrido nos 3 últimos kms antes de chegar a praia de Grumari, retornando a bifurcação que os levariam a Garganta de Itapuca. Seguindo por um novo caminho, a trilha começa a surgir em mata razoávelmente fechada e estreita, margeando o Morro da Faxina e adentrando a Garganta de Itapuca, na altura de 8,9 km. Seguindo adiante, o grupo se deparou com uma belíssima gruta, formada por diversas rochas agrupadas de tal maneira, que em seu interior, formava-se um grande salão e uma clarabóia fantástica. Mais adiante, havia outra gruta próxima da trilha, e o grupo seguiu descendo todo a garganta. Haviam muitas bifurcações no caminho e algumas teias de aranhas (pequenas e aparentemente inofensivas) no meio da trilha, do qual era preciso um pouco de atenção por parte do grupo.

Galera FOME DE TRILHA na entrada da trilha para Garganta de Itapuca

Trilha para Garganta de Itapuca

Galera FOME DE TRILHA na trilha para Garganta de Itapuca

Gruta na Garganta de Itapuca

Interior da gruta

Galera FOME DE TRILHA na Garganta de Itapuca,
seguindo em direção a Barra de Guaratiba

Mais 3 km a frente percorridos, a trilha se abria, tornando fácil a orientação e mais adiante, a trilha se transforma em estrada de terra, onde a partir daí, o grupo avistou casas em construções irregulares, porém, embargadas pelo UPAM por estarem em área de preservação ambiental. Neste local, a vista se abria de forma panorâmica, onde era possível avistar Barra de Guaratiba, Restinga de Marambaia e seus mangues, o Morro de Guaratiba com a Pedra do Telégrafo no cume e mais longe, algumas casas da Ilha de Guaratiba e ao movimento de automóveis da estrada Roberto Burle Marx.

Morro de Guaratiba, visto na descida da Garganta de Itapuca

Morro de Guaratiba e a Pedra do Telégrafo no cume

Galera FOME DE TRILHA na descida para Barra de Guaratiba

E finalmente, o grupo chega em seu percurso final, na saída de um condomínio fechado, parando então nas margens da Estrada Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba. E assim finalizada com sucesso mais uma travessia do FOME DE TRILHA!

Estrada Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba

Galera FOME DE TRILHA reunida em mais uma finalização de travessia. Parabéns FAMINTOS!