Trilha para PEDRA DO QUILOMBO


O grupo FOME DE TRILHA realizou no dia 20/08/2017 a Trilha para PEDRA DO QUILOMBO, com Danilo Lennon e mais 4 integrantes (+1). O grupo iniciou a caminhada a partir da entrada da Sub-sede Pau da Fome (Jacarepaguá) do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB) por volta das 09h00. O trecho até a entrada para a Pedra do Quilombo faz parte também do Trecho 06 da TRILHA TRANSCARIOCA (Pau da Fome x Casa Amarela - via Quilombo / Sacarrão), tendo esse trecho praticamente todo sinalizado e manejado por conta da mesma. 


Nos 2,5 km iniciais até a última bifurcação para acesso a Pedra do Quilombo, a trilha seguia em leve aclive, com alguns zigue-zagues, algumas áreas descampadas, bananais e alguns mirantes onde era possível observar parcialmente a Baixada de Jacarepaguá e seus bairros. Após esta bifurcação, a trilha torna-se mais íngreme, sendo necessária a ajuda das mãos, e após transpôr este trecho, o grupo teve de atravessar uma passagem horizontal, onde haviam alguns cabos de aço presos na rocha, para evitar a passagem em terreno frágil, e após o grupo subir em um pequeno trecho de escalaminhada, o mesmo atinge a Pedra do Quilombo, por volta das 11h40.


Situada a 735 m de altitude, a PEDRA DO QUILOMBO possui um visual panorâmico de toda a Zona Oeste da cidade, onde é possível apreciar grande parte do próprio Maciço da Pedra Branca com destaque para os picos mais próximos, como o da Pedra Branca e o Morro da Bandeira. Pode-se, ainda, admirar as montanhas da Floresta da Tijuca, além de toda a Baixada de Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Campo dos Afonsos, além também de poder ver mais ao fundo do horizonte, parte da Baía de Guanabara e a silhueta da cadeia de montanhas que compõe a Serra dos Órgãos. 

 
Apesar dos ventos moderados, o tempo estava estável com algumas nuvens, o que de certa forma, favoreceu bastante o grupo no que se refere a apreciação panorâmica de um belíssimo visual. Após uns 50 minutos de descanso, fotos e apreciação, o grupo retornou pelo mesmo caminho de ida, finalizando assim o evento por volta das 14h10 já na entrada do PEPB.


CURIOSIDADES INUSITADAS:
A partir da entrada do parque, um cachorro que aparentemente vive nas dependências do parque, seguiu o grupo praticamente durante todo o trajeto (ida e volta), inclusive, atravessando o trecho do frágil terrenos (dos cabos de aço), e nos trechos onde o mesmo não alcançava, Danilo ajudou o cachorro a chegar até o cume. Este cachorro foi apelidado de 'Henrique' em homenagem ao nosso administrador do grupo FOME DE TRILHA! rsrsrs



Texto: Danilo Lennon (relato) e Ricardo D. Santos (edição)
Fotos: Danilo Lennon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha para PEDRA DA MAROCA

Trilha para PEDRA NEGRA

Trilha para PEDRA DO PONTO